Metas e ações sobre o Plano de Resíduos Sólidos são debatidas em Rio Pardo

Buscando debater metas e ações sobre o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos – PMGIRS, a administração municipal reuniu-se com a equipe técnica a fim de levar em discussão os objetivos, bem como fatores de controle, regulação e fiscalização do referido plano.  O encontro foi realizado no dia 15 de março com a presença do o secretário de Meio Ambiente Pedro Panichi, e o técnico da secretaria de Meio Ambiente, Vladimir Panta, juntamente com a bióloga Fabieli Lixinski, representante da empresa contratada para a elaboração do Plano.

Durante a reunião foram discutidos assuntos relacionados sobre a fiscalização e regulação dos serviços, bem como a delimitação das responsabilidades do setor público, privado e cidadãos. Foram também discutidas as ações de emergência e contingência.

Segundo o secretário Pedro Panichi, raramente ocorrem fatos que interferem na coleta de resíduos ou na limpeza urbana, e que quando ocorrem as medidas são tomadas imediatamente a fim de minimizar os impactos à população.

Entre as ações discutidas, fo as emergências para serem executadas dentro do prazo de um ano, sendo a que a principal delas é fortalecer a execução de atividades de educação ambiental no tocante a coleta seletiva e separação de materiais.  “O município realiza as ações, mas falta apoio e participação da população na questão da separação de materiais”, relata o Secretário.

Ao final da reunião, o Secretário solicitou algumas documentações sobre o PMGIRS e garantiu alguns reajustes do município quanto ao ajuste de metas, prazos ou outro ponto que precise ser acrescentado ou modificado na fase de prognóstico.