Centro TEA do Cisvale promove programação especial no Mês do Autismo

Programação inclui palestras, sessão de vídeo, reuniões on-line e encontros com pais e cuidadores de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

Santa Cruz do Sul – O Centro de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (Centro TEA) do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) realiza, durante o mês de abril, uma programação especial em função do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. Considerado o mês do autismo, abril terá uma série de atividades presenciais, nos municípios de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Herveiras.

Conforme a presidente do Cisvale, Sandra Backes, a programação especial pensada pela equipe técnica do Centro TEA – Programa Estadual TEAColhe, tem como objetivo ampliar o debate sobre a inclusão e o entendimento da pessoa com autismo na sociedade. “É nosso dever, como centro regional e de referência, promover ações que ajudem, principalmente no entendimento do autismo. A programação tem como objetivo também acolher pais e cuidadores, fazendo com que eles se sintam acolhidos”, destaca a presidente.

De acordo com a diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas, a intenção é promover diferentes eventos, cujo foco é a conscientização, assim como o acolhimento a pais e cuidadores de pessoas com TEA. “Criamos, no ano passado, o Programa Cuidando de Quem Cuida, destinado aos pais e cuidadores. Foi uma ação muito importante, especialmente pelas trocas que pais, mães e familiares compartilharam. Neste ano, faremos este evento em Santa Cruz do Sul em Rio Pardo”, explica.

O projeto “Acolher é Desenvolver”, desenvolvido para elevar a formação dos profissionais da educação para o manejo com alunos autistas, terá uma nova etapa. “O encontro será realizado no Auditório do Curso de Direito da Unisc, no dia 24 de abril. Este encontro será para professores, equipe diretiva e orientadores escolares, da rede estadual”, ressalta a diretora executiva.

A programação inicia na próxima terça-feira, dia 2, com uma sessão do documentário “Eu, Girassol”, que será exibido no Centro Regional de Cultura, em Rio Pardo (veja programação). “A ideia é envolver as ONGs e pessoas ligadas à causa autista, para juntos promovermos um movimento de conscientização e inclusão das pessoas com TEA”, complementa Léa.

O diagnóstico tardio

O produtor audiovisual Bruno Corralo Granata, idealizador do documentário “Eu, Girassol” recebeu o diagnóstico tardio aos 26 anos, e mesmo sendo egresso do curso de Psicologia, entre os anos de 2016 e 2018, Granata é um exemplo da descoberta tardia do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Segundo ele, o audiovisual que será exibido na programação especial do Mês do Autismo do Centro TEA foi seu trabalho de conclusão de curso. “Me descobri autista aos 26 anos e mesmo tendo cursado boa parte da graduação em psicologia, sabia muito pouco sobre o tema e isso me fez ver o quanto se fala pouco do autismo nível 1 de suporte em adultos. Então decidi abordar o tema em primeira pessoa, fugindo do olhar técnico de sempre, buscando tratar de dentro para fora”, explica. O documentário será exibido nos dias 2, 6, 16 e 30 de abril, conforme a grade de programação do Abril do Autismo.

Programação completa

02/04 – 9 horas – Exibição do Documentário “Eu, Girassol” – Centro Regional de Cultura – Rio Pardo;

04/04 – 15 horas – Cuidando de Quem Cuida – Auditório Cereste Vales – Santa Cruz do Sul;

06/04 – 14 horas – Exibição do Documentário “Eu, Girassol” – Auditório do Direito – Unisc – Santa Cruz do Sul;

13/04 – 15 horas – TEAColhe Fluxos e Objetivos – Sala 308 – Bloco 3 Unisc – Santa Cruz do Sul;

16/04 – 8h30min – Exibição do Documentário “Eu, Girassol” – Auditório do Cisvale – Santa Cruz do Sul;

20/04 – 14 horas – Cuidando de Quem Cuida – Centro Regional de Cultura – Rio Pardo;

24/04 – 8h30min – Acolher é Desenvolver (formação professores) – Auditório do Curso de Direito Unisc – Santa Cruz do Sul;

24/04 – 10 horas – TEAColhe e Autismo – Centro de Referência em Assistência Social (CREAS) – Santa Cruz do Sul;

25/04 – 9 horas – Inclusão e Manejo do Comportamento – Herveiras – On-line (via Meet);

30/04 – 8 horas – Exibição do Documentário “Eu, Girassol” – APAE – Rio Pardo.