Coronel Bonfanti é nomeado Coordenador Regional da Defesa Civil pelo Cisvale

Nomeação tem por objetivo auxiliar os municípios atingidos pela enchente na reestruturação e resposta à situação de calamidade pública instalada no Vale do Rio Pardo

Santa Cruz do Sul – O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) nomeou, na manhã desta quinta-feira, 2, o coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Cesar Eduardo Bonfanti, Coordenador Regional da Defesa Civil pelo Cisvale. O objetivo é colocar a experiência do coronel a serviço dos municípios atingidos pelas enchentes, oferecendo planejamento e execução de ações de resposta à calamidade vivida pelo Vale do Rio Pardo.

De acordo com a presidente do Cisvale, Sandra Backes, é evidente que a região necessita de um comando especializado para a tomada de decisões e a ação rápida para planejar ações de defesa civil, com suporte aos municípios do Vale do Rio Pardo. “Considerando a disponibilidade do coronel Bonfanti, que tem elevada experiência pública em gestão de crises, em especial como a crise calamitosa que agora se apresenta em toda a região, fizemos a nomeação dele como Coordenador Regional da Defesa Civil pelo Cisvale”, explica.

O coronel Bonfanti que foi comandante regional do Corpo de Bombeiros em Santa Cruz do Sul encara a tarefa como um grande desafio, frente às grandes necessidades que os municípios apresentam neste momento. “Agora é hora de ação e organização dos municípios para que eles possam receber a devida ajuda. Nossa prioridade é atender o município de Sinimbu, que teve todas as suas estruturas afetadas, sendo um dos municípios mais prejudicados”, destaca.

Conforme o Coordenador Regional da Defesa Civil, a intenção é ir até Sinimbu e verificar as condições do município, verificando quais as reais necessidades da comunidade. “O momento é de salvamento, que é um tanto quanto difícil, porque o clima não está ajudando. Mas sem dúvida, o faremos da melhor forma possível. E é muito importante que a gente já se organize para quando o clima melhorar estejamos prontos a oferecer toda esta ajuda que será necessária”, confirma o coronel.

Segundo a diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas, a nomeação do coronel Bonfanti ocorreu de maneira imediata, para que a resposta à necessidade de atendimento à região seja a mais rápida possível. “É a nossa contribuição também enquanto consórcio e entidade que representa os municípios consorciados, criar ações e estratégias coletivas para o suporte às prefeituras e as suas populações”, pontua a diretora ao afirmar que o Consórcio colocou toda a estrutura física à disposição e atua em conjunto com o Gabinete de Crise do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, instalado na última quarta-feira, pelo vice-governador do Estado, Gabriel Souza.