Cisvale comprometido com o desenvolvimento da região

Ocorreu nesta sexta-feira(22) a assembleia do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo(Cisvale) no Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. O Presidente do Cisvale e prefeito de Venâncio Aires Giovane Wickert apresentou os resultados da Missão Coreia. Após a explanação de Wickert, o representante da Universidade de Kaist da Coreia do Sul Eduardo Komatsu falou aos presentes através de vídeo conferencia sobre as intenções de futuras parcerias entre a universidade e o consórcio. O Presidente da Amvarp e prefeito de Candelária Paulo Butzge reforçou a importância dos municípios trabalharem junto para buscar o desenvolvimento da região como um todo e que atitudes como a Missão Coreia, reforçam o compromisso dos prefeitos da região com este trabalho.

Uma das pautas da assembleia foi a apresentação do decreto e da lei das inspeções sanitárias de origem animal, ambos foram construídos em conjunto por Cisvale, médicos veterinários dos municípios associados e secretaria da agricultura do estado do Rio Grande do Sul, segundo Fernando Winck assessor jurídico do Cisvale “a criação da lei que cria o Sistema de Inspeção Municipal, e a elaboração do decreto que regulamenta a atividade de inspeção nos municípios consorciados possibilitando a busca a equivalência ao SUSAF , podendo os municípios desta forma comercializarem seus produtos em todo o estado.

Compra de Medicamentos

Durante a assembleia os prefeitos e representantes dos municípios associados assinaram a abertura do processo licitatório para elaboração do edital para aquisição dos medicamentos de forma coletiva, o presidente Giovane Wickert ressaltou a importância deste edital “comprando medicamentos de forma coletiva conseguimos diminuir o custo para todos os municípios da região”. A Prefeita de Sinimbu Sandra Backes destacou que com a compra coletiva o município de Sinimbu economizará de 15 a 30% em gastos com medicamentos, ela salientou ainda que “é de extrema importância tratar os assuntos de forma cooperativa, que facilita muitas vezes aderir a programas que o município sozinho não teria condições”.

Os prefeitos voltam a se reunir em Assembleia do Cisvale no dia 06 de Outubro no município de Rio Pardo.