Cisvale participa de seminário de boas práticas no gerenciamento de resíduos sólidos

Ocorreu na tarde de quarta-feira, 30, nas dependências da Universidade de Santa Cruz do Sul, o Seminário de Boas Práticas de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, promovido pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), com apoio do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento teve como objetivo apresentar projetos com bons resultados desenvolvidos em diversas cidades da região.

Eduardo Vargas e Júlia Somavilla, representantes da Urbana Engenharia, apresentaram parte do estudo contratado pelo Cisvale para a criação do Plano Estratégico Regional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. A viabilidade de implantação de um aterro sanitário regional para o recebimento dos resíduos, uma proposta de um projeto de educação ambiental para todos os municípios e um programa para implantação de Pontos de Entrega Voluntária (PEV) são alguns dos conteúdos mínimos que serão apresentados no plano estratégico, com conclusão prevista para dezembro. A gestão de forma consorciada irá trazer mais benefícios para a população e economia para os cofres públicos das prefeituras.

Além do Cisvale, outras iniciativas da região também foram apresentadas, como o Ambienta Candelária, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a correta destinação do lixo e ainda criar uma ligação com a cultura local. Além de ações educacionais e pontos para descarte correto de lâmpadas, vidros e medicamentos, foram instaladas lixeiras temáticas em formato de dinossauro – o município é reconhecido pelas pesquisas em tornam da paleontologia. Bons exemplos vindos de Venâncio Aires e Santa Cecília ainda integraram a programação do seminário.