Presidente do Cisvale é eleito para comandar a Associação Gaúcha de Consórcios Públicos

A nova diretoria da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (Agconp) foi eleita nesta quinta-feira, 12 de dezembro, na sala de reuniões do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), em Santa Cruz do Sul. O novo presidente da entidade é o prefeito do município de Pantano Grande e presidente do Cisvale, Cassio Nunes Soares, que comandará a Agconp no biênio 2019/2021.

Entre as metas e objetivos da nova diretoria, está a conscientização da sociedade quanto a importância dos consórcios para os governos, principalmente em um período de dificuldades econômicas.

“Os consórcios oportunizam para a gestão pública muita eficiência, ou seja, fazer mais com menos. Temos que convencer os prefeitos, através de divulgações e principalmente através de ações, fazendo com que eles venham a se associar aos consórcios regionais e esses, a fazerem parte da Agconp”.

Atualmente, no Rio Grande do Sul existem 34 consórcios e apenas 15 deles são associados da Agconp. Esta é uma realidade que precisa ser mudada, segundo o novo presidente da entidade, Cassio Soares.

“Temos um trabalho bastante grande com poder Judiciário, Executivo e Legislativo, para que possamos mudar a legislação dos consórcios, que é recente, para que os gestores possam ter viabilidade, rapidez e eficiência nas tomadas de decisões”.

Dar divulgação à capacidade dos consórcios de resolver os problemas dos municípios associados da Agconp é uma das metas já para 2020.

“Na realidade, os consórcios públicos podem fazer absolutamente tudo em termos de prestação de serviços. É dentro desta máxima que estaremos sensibilizando os prefeitos.”

Cassio Nunes Soares substitui prefeito de Venâncio Aires no comando da entidade

Na Agconp, Soares irá substituir o então presidente Giovane Wickert, prefeito do município de Venâncio Aires. Wickert explicou que os últimos dois anos frente a Associação Gaúcha de Consórcios Públicos foram de grandes avanços:

“Conseguimos avançar em políticas de financiamento internacional para municípios que têm menos de cem mil habitantes e também financiamentos nos consórcios, que são uma pauta mais recente. Os consórcios começaram na área da saúde, mas hoje são multifuncionais, envolvendo a questão da inspeção sanitária e animal, a questão ambiental e plano de resíduos, planos municipais em todas as áreas de desenvolvimento econômico. A questão do lixo, a questão da energia, da iluminação pública, compra de medicamentos, prestação de serviços, credenciamentos e tantos outros investimentos inclusive com pavimentação e aquisição de máquinas”.     

Ainda segundo o prefeito Giovani Wickert, que na Assembleia desta quinta-feira foi homenageado pelo seu trabalho na Agconp, o órgão cumpre o papel de representar os municípios em seus respectivos consórcios regionais e no Conaci, que congrega todas as associações nos diferentes estados do Brasil.

“São espaços importantes, que mudam a vida do cidadão”, finalizou Wickert, se referindo à importância dos consórcios e organizações que representam os municípios.

Diretoria – Biênio 2020/2021

Presidente – Cássio Nunes Soares – prefeito de Pantano Grande e presidente do CISVALE
Vice-presidente – Celso Dalcero – prefeito de Vista Gaúcha e presidente do CISA
1º secretário – Douglas Pasuch – prefeito de Nova Roma do Sul e presidente do CISGA
2º secretário – André da Cas – prefeito de Ibarama e presidente do CI-Jacuí
1º Tesoureiro – Volmar do Amaral – prefeito de Saldanha Marinho e presidente do COMAJA
2º Tesoureiro – Klaus Schnack – prefeito de Arroio do Meio e presidente do CONSISA/VRT