Escolas da região já podem participar do concurso do Slogan da Agenda Ambiental Cisvale 2030

Concurso Cultural teve seu edital publicado nesta sexta-feira, 8; ação visa escolher uma frase de apoio para o projeto que prevê 30 ações ambientais até o ano de 2030

Santa Cruz do Sul – As escolas das redes públicas – municipal e estadual – e particulares já podem mobilizar seus alunos para o Concurso Cultural de escolha do Slogan da Agenda Ambiental Cisvale 2030. O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), deu a largada para a atividade nesta sexta-feira, 8, com a publicação do edital com as regras do concurso cultural. Cada escola realiza sua seleção individual e indica um slogan para ser submetido à banca examinadora, formada por jornalistas e comunicadores do Vale do Rio Pardo.

Conforme o presidente do Cisvale, Gilson Becker, a intenção é iniciar o ano letivo com esta grande mobilização nas escolas. “O ambiente escolar é propício para a formação da consciência ambiental. É pelas crianças que os adultos modificam velhos hábitos, como a própria separação do lixo, que em muitas casas ainda é uma atividade desconhecida”, comenta. Segundo ele, abrir o ano de atividades da Agenda Ambiental Cisvale 2030 nas escolas eleva o tom do projeto na sociedade.

Becker ressalta ainda a importância das parcerias. Neste projeto, a Cooperativa Sicredi e o Radson Diagnóstico por Imagem são parceiros do Cisvale. “Com a entrada da iniciativa privada a gente consegue dar mais corpo para as ações. Publicizá-las e ampliar ainda mais o nosso raio de atuação. A gente agradece a estes parceiros que acreditam na proposta de preservação ambiental e seguem ao nosso lado”, pontua.

O edital está disponível no site do Cisvale – www.cisvalerp.com.br – e contém as regras que precisam ser observadas pelas escolas na participação. Já as inscrições iniciam a partir da próxima sexta-feira, 15 de março e encerram no dia 15 de abril. De acordo com a diretora executiva do Consórcio, Léa Vargas, além da publicação do edital, que oferta transparência ao projeto, a Comissão Especial, que acompanha a ação, decidiu por regionalizar a banca examinadora. “Convidamos todos os veículos de comunicação da região para que juntos, nos ajudem nesta tarefa de escolher qual será o Slogan da nossa agenda ambiental. Queremos uma grande participação e um envolvimento de toda a nossa comunidade”, reforça Léa.

A partir de agora, as escolas já podem dar início ao processo de criação e seleção do Slogan. A partir daí, a banca formada por comunicadores do Vale do Rio Pardo escolherá a melhor criação, que será premiada em uma cerimônia no dia 3 de maio, no Cisvale, em Santa Cruz do Sul. “Aguardamos com grande expectativa a adesão das escolas e as criações dos nossos alunos. O ano está só começando e a nossa programação prevê uma série de atividades ainda em 2024”, complementa a diretora executiva.