Sicredi Vale do Rio Pardo confirma apoio e adesão à Gincana Regional

Ação será lançada no próximo dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, e irá envolver escolas da região na coleta e destinação de resíduos sólidos; projeto terá regras e edital definidos nas próximas semanas

Santa Cruz do Sul – Após agenda com o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), a Cooperativa Sicredi confirmou a participação na realização do projeto Gincana Regional – “Coleta de Resíduos entre Escolas: Unindo Forças pela Sustentabilidade”. A ação faz parte da Agenda Ambiental Cisvale 2030, e tem como objetivo elevar a consciência acerca do destarte de resíduos sólidos na região. Para isso, será feita uma competição entre instituições de ensino, fortalecendo a retirada destes materiais do resíduo comum, em uma disputa educativa. A Gincana Regional será lançada no Dia Mundial do Meio Ambiente, próximo dia 5 de junho e deverá premiar a escola que mais arrecadar materiais.

A proposta de parceria e realização da Gincana Regional foi encaminhada ao presidente da cooperativa, Heitor Petry, na última semana. Segundo ele, a proposta pedagógica da atividade está alinhada com os projetos do Sicredi, que na região atua na área por meio das Cooperativas Escolares, em 30 escolas do Vale do Rio Pardo. “A realização de uma gincana se encontra com a nossa proposta de trabalhar os temas de cooperação e sustentabilidade. O projeto como um todo do Cisvale é visto por nós como muito positivo”, reforça.

Esta é a segunda ação apoiada pelo Sicredi. O Concurso Cultural para escolha do Slogan da agenda – ação que está em fase de execução junto às escolas também conta com o apoio da cooperativa. Para a presidente do Cisvale, Sandra Backes, contar com um parceiro que ajuda a materializar as ações de cuidado com o meio ambiente eleva também a importância da Agenda Ambiental Cisvale 2030. “Estamos muito felizes, porque o Sicredi tem esta importante presença em nossas comunidades e é reconhecido por esta atenção ao meio ambiente. Desta forma estamos criando um movimento duradouro e que tem tudo para crescer cada vez mais”, avalia.

Segundo a diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas, a adesão de entidades e organizações vai além de viabilizar os custos de realização da Agenda Ambiental Cisvale 2030. “Isso mostra quanto é importante o que estamos fazendo, pois a iniciativa recebe apoio de muitas entidades e empresas. Estamos criando uma rede de cooperação e divulgação do meio ambiente”, destaca.

O edital e as regras da Gincana Regional serão formatados ainda no mês de abril. A intenção é que a atividade possa ser lançada no Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, passando pelo Dia do Cooperativismo – comemorado em 6 de julho – sugestão do Sicredi, que passa a ser realizador em conjunto da atividade. “A gente percebe que aqui está nascendo uma grande parceria e para o Cisvale, que reconhece a importância do Sicredi no Vale do Rio Pardo é uma grande oportunidade”, pondera a presidente do Consórcio.