Reunião de apresentação da metodologia para o Plano Regional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Plano estratégico regional de gerenciamento de resíduos sólidos deve ser apresentado em julho pelo Cisvale

Em reunião na tarde desta quarta-feira, a empresa Urbana Engenharia apresentou a metodologia que será aplicada na última etapa do desenvolvimento do plano estratégico regional de gerenciamento de resíduos sólidos, uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O encontro teve a presença de secretários municipais do Meio Ambiente, além de técnicos das cidades que serão beneficiadas.

Desde maio de 2018, a Urbana Engenharia vem revisando e elaborando os planos de gerenciamento de resíduos sólidos dos 13 municípios que integram o Cisvale, e prevê para julho deste ano a entrega final do plano estratégico regional.

“Fizemos um levantamento de dados junto às equipes dos municípios, constatamos as ações de cada um dos seus territórios, e agora estamos partindo para a solução regional, que contemple uma alternativa para redução de custos e tratamento mais adequado”, afirmou Eduardo Vargas, da Urbana Engenharia. Até o momento, já foram realizadas 53 reuniões técnicas, 12 audiências públicas, e mais de 1 mil pessoas foram mobilizadas.

Para Tiago Silveira, também consultor da Urbana Engenharia, ao invés dos municípios estarem encontrando soluções individuais, eles estão sendo precursores ao trabalharem em conjunto na busca de iniciativas que ganhem em escala, que tragam mais benefícios para a população e também sejam mais econômicas para os cofres públicos.

Um programa para implantação de um aterro sanitário regional para o recebimento dos resíduos e uma proposta de um projeto de educação ambiental para todos os municípios são apenas alguns dos conteúdos mínimos que serão apresentados no plano estratégico.

“O lixo, que muitas vezes é um problema e estorvo para os gestores, é uma riqueza para os municípios. É uma fonte de recurso inesgotável. Com as tecnologias novas que estão surgindo, de reaproveitamento, de coleta seletiva de materiais orgânicos e recicláveis, ele passa a ser também uma fonte de renda. Por isso é muito importante essa ação conjunta e regional”, declarou o prefeito de Pantano Grande e prefeito do Cisvale, Cassio Nunes Soares.

O secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Santa Cruz do Sul, Raul Fritsch, vê no plano estratégico regional uma oportunidade para que todos os municípios consigam caminhar juntos na questão do gerenciamento dos resíduos sólidos. “O plano vai mostrar a realidade da região, e fazer com que ações sejam feitas em favor de toda a população. Toda esta conversa se iniciou pela questão do custo e dos gastos públicos, o lixo é uma das principais despesas”.