Cisvale inicia atendimentos e consultas para mais 12 municípios
A espera por uma consulta com um cardiologista chegou ao fim para Maria Lourdes Tuchtenhagen, 76 anos, de Ibarama. Ela foi uma das primeiras beneficiadas com o inédito convênio entre o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e o Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí (CI/Jacuí). Os atendimentos com especialistas e procedimentos médicos para usuários de mais 12 municípios iniciaram na última quarta-feira.
Acostumada a ter de se deslocar para consultas em Porto Alegre, precisando acordar de madrugada, Maria saiu de Ibarama às 8h. No horário marcado, 10h, foi atendida no Centro Regional de Especialidades Médicas (Crem), em Santa Cruz do Sul, pelo cardiologista Tiago Fortuna, prestador de serviço credenciado ao Cisvale. Ela aguardava há pelo menos um ano para apresentar exames e falar sobre os sintomas que têm atrapalhado a sua rotina:
“Sentia muita falta de ar, dor no peito, tonturas, não conseguia mais caminhar. Já nem lembrava mais da consulta quando me ligaram. Fiquei muito aliviada, e o atendimento hoje foi muito bom, fui tratada com carinho, tudo é bem organizado, não posso me queixar”, afirmou Maria.
O cardiologista Tiago Fortuna considera o convênio entre os dois consórcios como um grande avanço, já que os serviços médicos prestados em Santa Cruz do Sul e região pelo Cisvale são de qualidade e com profissionais competentes: “É oferecida uma medicina atualizada, com tecnologia de ponta e que só tem a beneficiar toda a população”.
O prefeito de Pantano Grande e presidente do Cisvale, Cassio Nunes Soares, celebra o primeiro convênio entre consórcios intermunicipais do Estado:
“É um trabalho conjunto dos prefeitos para solução de problemas corriqueiros que atingem os municípios, ainda mais na importante área da saúde”, afirmou.
Convênio amplia abrangência do Cisvale para 600 mil habitantes
A confirmação da parceria entre o Cisvale e o CI/Jacuí ocorreu ainda em maio. Serão beneficiados os moradores de Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Novo Cabrais, Passa Sete, Tunas, Segredo e Sobradinho. Com isso, o consórcio do Vale do Rio Pardo, integrado atualmente por 14 municípios, passa a ter mais 12 conveniados, ampliando a sua abrangência para uma população estimada em 600 mil habitantes.
A diretora executiva do Cisvale, Lea Vargas, vê esta ampliação com bons olhos: “Estamos nos fortalecendo cada vez mais, e quando há uma união entre municípios, otimizamos custos, ofertamos mais qualidade e novos serviços, além de aumentar o nosso poder de barganha na captação de recursos estaduais e federais”.
Para a diretora, o Cisvale e o Crem possuem uma estrutura formatada com qualidade, com uma organização e um fluxo de atendimento que conseguem absorver a demanda regional. “Somos um consórcio referência, o primeiro que possui uma sede própria para atender os pacientes, e que agora leva a excelência e qualidade dos serviços para outras regiões”.
No Crem, são realizados até 500 atendimentos por dia, e ele é referência em consultas em 40 especialidades médicas, além de procedimentos cirúrgicos ambulatoriais nas especialidades de dermatologia, vascular, urologia, e proctologia. O Cisvale ainda oferece mais de 300 tipos de exames e diagnóstico por imagem e tratamento, procedimentos odontológicos e de fonoaudiologia, tratamento e reabilitação em fisioterapia.
O valor do convênio será pago de acordo com a demanda, conforme a quantidade de consultas e procedimentos realizados, com um acréscimo de 10% em cada processo médico como taxa de manutenção. Para aproveitarem os serviços e procedimentos médicos oferecidos pelo Cisvale, e serem atendidos no Crem, os pacientes devem procurar a unidade de saúde básica do seu município de origem.