Cisvale adota medidas de prevenção e proteção ao coronavírus no CREM

O presidente do Consórcio Municipal de Serviços de Saúde do Vale do Rio Pardo (Cisvale), Cassio Soares Nunes, e o presidente da Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Rafael Barros, concederam entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, 17, para orientar as prefeituras e a população da região para os cuidados que devem ser tomados em virtude da disseminação do coronavírus no Brasil. Medidas de prevenção e proteção nos ambientes do Centro Regional de Especialidades Médicas (CREM) também foram anunciadas.

O Cisvale divulgou a portaria 159/2020, que contém determinações individuais de prevenção nas próprias instalações do CREM, que recebe pacientes de todo o Vale do Rio Pardo, e também traz orientações aos municípios consorciados.

Para o presidente do Cisvale, o momento é de cautela. “Apesar do Vale do Rio Pardo não ter nenhum caso confirmado, somente suspeitas, nós temos feito reuniões diárias juntamente com a Amvarp. Embora algumas medidas sejam enérgicas, elas são positivas para frear o alastramento do vírus”, afirma Cassio Nunes Soares.

Entre as proposições do Cisvale, estão a necessidade de cada município realizar uma triagem nos pacientes antes de encaminhar para consultas médicas no Centro Regional ou em outros serviços do Consórcio. Aqueles que apresentarem sintomas respiratórios, não deverão ser transportados. O Consórcio orienta também que os pacientes evitem levar acompanhantes quando não houver necessidade – e apenas um será permitido. A intenção é evitar a aglomeração de pessoas nas salas de espera.

Na entrada do CREM, será realizada uma triagem por profissional capacitado e utilizando máscara, para manter casos suspeitos em área separada até atendimento ou encaminhamento ao serviço médico de referência. 

Objetivo é oferecer um ambiente seguro e organizado para a população

O médico infectologista Marcelo Carneiro também esteve na entrevista coletiva desta terça-feira. Contratado pelo Cisvale para prestar assessoria técnica, ele reforçou a necessidade da prevenção: 

“Que seja um ambiente seguro para as pessoas que estão trabalhando no CREM, e para as pessoas que venham para o atendimento. Um ambiente seguro e organizado. Na nossa região ainda temos uma certa tranquilidade, mas essa tranquilidade não significa que devemos ser omissos de condutas preventivas. E essa organização serve para estarmos preparados para uma situação mais grave, caso venha a acontecer, sem pânico”. 

O especialista reiterou que o monitoramento é diário, e que novas medidas ou regras podem ser adotadas conforme o agravamento da ação do coronavírus no Estado e na região. “É importante que as pessoas entendam que esses processos, cancelamentos ou ajustes de horários, são feitos para melhorar o atendimento”, alertou.

A diretora executiva do Cisvale, Lea Vargas, reforçou o pedido para que somente se dirijam até o Centro Regional de Especialidades Médicas as pessoas que tenham consultas previamente agendadas. Para o recebimento de informações ou agendamento de retorno, é necessário utilizar o contato por telefone. O número do CREM é o (51) 3719-6590. O telefone do Serviço de Ginecologia da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, que está temporariamente funcionando no local, é (51) 3715.1450.

Também é orientado aos pacientes que tenham atendimentos agendados, que não cheguem com muita antecedência ao prédio do CREM, para evitar o acúmulo de pessoas.

Principais medidas da portaria 159/2020:

  • Estabelecer previamente critérios de triagem para identificação e atendimento de usuários que apresentarem sintomas respiratórios
  • Manter casos suspeitos em área separada até atendimento ou encaminhamento ao serviço de referência
  • Os municípios consorciados e ou conveniados deverão realizar a triagem nos pacientes antes de encaminhar para atendimentos nos serviços prestados pelo Consórcio, e ou CREM. Caso os pacientes apresentem sintomas respiratórios, não deverão ser transportados (transporte público).
  • Os servidores do CREM e ou prestadores de serviços que atuarem na triagem devem fazer uso de máscara
  • Permitido o acesso aos ambientes do CREM somente usuários previamente agendados para consultas e procedimentos ambulatoriais, permitindo apenas um acompanhante que não apresente sintomas respiratórios