Cisvale incluirá tratamentos odontológicos nos serviços

A Câmara Setorial da Saúde do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) aprovou na manhã de ontem, em reunião com os secretários municipais da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), a inclusão de procedimentos odontológicos na tabela do órgão. Atualmente, os municípios precisam transferir os pacientes a Porto Alegre para os tratamentos na área. Com a medida, haverá a alternativa para os atendimentos na região.

No encontro, realizado na sede da 13ª CRS, os participantes também aprovaram o lançamento, nos próximos dias, de edital para o chamamento público de empresas para credenciamento de serviços médicos. A medida, conforme a diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas, agora será avaliada pelos prefeitos que integram o consórcio. Na reunião ainda houve a escolha da secretária de Saúde de Sinimbu, Ivone Henn, como nova coordenadora da Câmara Setorial da Saúde. Ela tem como vice-coordenadora a secretária de Saúde de Vale do Sol, Eliana Giehl.

Os participantes do encontro de ontem também conheceram o novo sistema de gestão de informações para maior controle dos gastos com os procedimentos feitos pelo Cisvale. Conforme Léa Vargas, o modelo está em fase de implantação, com conclusão prevista até o final do ano, e permite a instituição do sistema de agendamento, prontuário e faturamento, com controle pelos municípios que integram o consórcio. O Cisvale também está fazendo a aquisição de computadores para instalação em todos os consultórios médicos do órgão.

Na manhã de ontem, também ocorreu a apresentação do projeto de construção da futura Central Regional de Especialidades Médicas (Crem). A estrutura está prevista para a Rua Ernesto Alves, ao lado da Praça Siegfried Heuser (antiga Estação Férrea), com 879,3 metros quadrados de área construída, divididos em dois pisos. Conforme Léa Vargas, o plano está praticamente pronto, tendo aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae) por causa da proximidade do terreno previsto para a edificação com a antiga Estação Férrea.

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, deve encaminhar em breve à Câmara de Vereadores o projeto de lei que solicita autorização para a doação da área à construção do complexo. A diretora executiva do Cisvale explica que parte dos recursos necessários para a obra estão aplicados e mais R$ 1,7 milhão serão buscados por meio de emenda parlamentar no orçamento da União.

FONTE: Jornal Gazeta do Sul, 26 de agosto de 2015.