Sinimbu faz estudo do lixo doméstico para o Plano de Resíduos Sólidos
Sinimbu já iniciou a coleta de dados do lixo produzido na cidade. A empresa contratada através do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo – Cisvale apanhou dados e características dos resíduos no município para, assim, retificar o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos.
A análise dos materiais foi realizada no dia 10 de setembro, na estação de transbordo da empresa responsável pela coleta de lixo, localizada na cidade de Barros Cassal. Foram tiradas amostras de todo o material recolhido na cidade. No local, a equipe da empresa contratada através do Consórcio, e membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizam o trabalho.
Na próxima fase do estudo, será elaborado o perfil com os detalhes acerca da composição dos resíduos residenciais.
“A caracterização dos resíduos sólidos urbanos é de suma importância para a elaboração das estratégias e políticas públicas que guiarão o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, além de oferecer subsídios para a melhora da eficiência do sistema de coleta já existente e para elaboração de novos projetos. É também indispensável para implementação de programa de coleta seletiva, reciclagem e/ou compostagem nos municípios”, explicou a bióloga Giovana Ghidini, que coordenou a ação.
Segundo o último estudo, a cidade produz cerca de 610 toneladas durante o ano, tendo um gasto para a Prefeitura de aproximadamente R$ 236 mil, entre coleta de resíduos domiciliares e públicos, coleta de resíduos dos serviços de saúde e varrição de logradouros públicos. Como as despesas anuais totais da prefeitura municipal são da ordem de R$ 14 milhões, o serviço de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos representam aproximadamente 1,7%. No entanto, a administração arrecada com taxas e tarifas, somente cerca de 19 mil, ou seja, o valor arrecadado atende apenas 8% das despesas, o restante é subsidiado por outras receitas da prefeitura municipal.
Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos deve ser renovado a cada quatro anos.