Mais municípios aderem ao registro de preço de medicamentos do Cisvale
Até o próximo dia 15, todos os municípios farão o levantamento de quais medicamentos deverão ser adicionados à lista, para as compras consorciadas do próximo ano
Santa Cruz do Sul – O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) vai ampliar a compra consorciada de medicamentos na região. Além dos municípios de Candelária, Vera Cruz, Vale Verde, Passo do Sobrado e Sinimbu, que compram exclusivamente por meio do registro de preço regional, haverá uma maior participação dos demais municípios do grupo para o próximo ano. A meta é aproveitar o desconto nas compras, que em alguns casos chega a 50%, e ampliar a lista de medicamentos adquiridos por meio desta modalidade.
Conforme a diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas, a decisão surgiu a partir da convocação dos farmacêuticos dos 17 municípios consorciados. Segundo ela, haverá agora uma maior adesão dos municípios na compra consorciada, e elaboração do termo de referência para nova licitação, com inclusão de novos medicamentos. “Esta nova lista valerá para as aquisições feitas por meio de licitação para 12 meses. Com este encontro, ficou estabelecido também que aqueles municípios que hoje não utilizam a modalidade como única forma de compra, passarão a fazer mais aquisições por meio do consórcio”, explica.
Entre as vantagens, conforme a diretora, está a economia. Em média, a compra consorciada de medicamentos, via licitação por registro de preço, reduz em até 50% o investimento municipal feito em determinados tipos de medicamentos. Além do impacto positivo nas contas das prefeituras, o consórcio torna-se ainda mais relevante. “Agora, até o dia próximo dia 15, os municípios devem realizar a estimativa da quantidade de medicamentos a ser adquirida nos próximos 12 meses, e a inclusão de novos itens”, destaca Léa.
Assembleia tratará dos temas Ambientais
A próxima assembleia geral extraordinária de prefeitos do Cisvale está marcada para esta quarta-feira, 6 de setembro, a partir das 8h30min, na sala de reuniões do consórcio. Na pauta estão os temas ambientais como a contratação do diagnóstico socioambiental, para adequação das Áreas de Preservação Permanentes (APPs) em áreas urbanas e a contratação da revisão dos Planos Municipais de Saneamento. “Para esta assembleia, solicitamos também a participação dos secretários municipais de Meio Ambiente, e dos técnicos da área ambiental que compõem a Câmara Setorial do Meio Ambiente do Cisvale”, justifica o presidente do Consórcio, Gilson Becker.
Ainda conforme o prefeito, na assembleia será apresentada a proposta de criação de projetos para educação ambiental para o Vale do Rio Pardo. “Um dos papeis fundamentais do consórcio é promover a educação ambiental, e por meio dela, elevar a sustentabilidade em nossos municípios. Estamos no caminho deste desenvolvimento”, complementa Becker.