Cisvale mostra projeto do Centro de Especialidades

Durante reunião realizada na tarde dessa sexta-feira, no Salão Nobre do Palacinho, foram apresentados ao prefeito Telmo Kirst, secretários municipais e vereadores o projeto de construção e as plantas baixas do futuro Centro Regional de Especialidades Médicas (CREM) do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). Parte dos recursos necessários para a edificação da obra serão provenientes do consórcio e mais R$ 1,75 milhão de emenda parlamentar ao orçamento da União, encaminhada pelo deputado federal Heitor Schuch.

Atualmente, no Vale do Rio Pardo, através do Cisvale, são realizadas diariamente cerca de 200 consultas especializadas por intermédio da rede credenciada e cerca de 500 atendimentos para os serviços auxiliares, de diagnósticos e tratamento com alto índice de resolutividade.

O terreno para a instalação da unidade fica próximo da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro Materno Infantil (Cemai). O prédio será edificado na Rua Ernesto Alves, ao lado da Praça Siegfried Heuser (junto ao Centro de Cultura Jornalista Francisco Frantz), e terá área construída de 879,30 metros quadrados. A unidade beneficiará uma população de 343 mil habitantes dos municípios que compõem o Cisvale.

O Centro Regional de Especialidades Médicas terá dois pavimentos, três salas de espera para atendimento e dez consultórios médicos, em uma estrutura integrada e moderna, com espaços amplos e iluminados, que possibilitarão conforto e acessibilidade suficiente para receber 500 consultas diárias e procedimentos médicos eletivos. A unidade também será composta por sala de procedimentos, consultório odontológico especializado, central de esterilização de materiais e área administrativa.

O projeto arquitetônico está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, com aprovação do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae). A edificação vai levar em conta a harmonização ao meio ambiente e a preservação do patrimônio histórico. O projeto de lei que solicita a doação do terreno para a construção do complexo já foi assinado pelo prefeito Telmo Kirst e, na próxima semana, estará na pauta da Câmara de Vereadores.

Durante a apresentação do projeto, Telmo destacou a importância do Centro para o município e região e enfatizou que a construção vai consolidar Santa Cruz do Sul como referência na área de saúde, complementando os serviços prestados pela rede de atenção básica. “Será um belo projeto que garantirá mais um grande benefício na área da saúde para toda a região. Atualmente 75% das especialidades médicas são provenientes do Cisvale”, ressaltou.

FONTE: Jornal Gazeta do Sul, 05 e 06 de Setembro de 2015.