Projetos do Pró-Clima poderão receber recursos internacionais
Estratégia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente é apresentar os Cadernos de Projetos na COP-29, no Azerbaijão, e também a órgãos internacionais de financiamento de projetos ambientais
Santa Cruz do Sul – A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) confirmou o interesse em levar os seis projetos criados pelo Comitê Pró-Clima do Vale do Rio Pardo para apreciação internacional. A intenção é captar recursos junto aos órgãos internacionais de financiamento para projetos ambientais. O anúncio foi feito durante a reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 25, na sede do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). A expectativa é participar da próxima Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP-29), programada para novembro, no Azerbaijão.
Conforme a coordenadora da assessoria do Clima da Sema, Daniela Lara, a intenção é tentar captar recursos disponíveis para ações de proteção e recuperação do meio ambiente. “A COP-29 no Azerbaijão é o. maior evento do clima, onde poderemos apresentar para muitos financiadores e entidades que podem liberar recursos para estes projetos que foram muito bem elaborados”, recomenda.
Daniela que é natural de Vera Cruz, mas atualmente reside em Linha Boa Vista, em Santa Cruz do Sul, demonstrou satisfação em receber, em nome do Meio Ambiente do Estado, os projetos desenvolvidos pelo Comitê Pró-Clima do Vale do Rio Pardo. “Eu não tinha visto uma iniciativa como esta, vindo de um consórcio, o que é muito elogiável. Preciso falar da minha alegria em vislumbrar tantos projetos importantes e tão bem feitos para a região”, ressalta Daniela, ao acrescentar que além do evento da ONU de novembro próximo, a expectativa é apresentar as propostas regionais a outras instituições internacionais.
A presidente do Cisvale Sandra Backes ressalta que a unidade entre os municípios, gestores e deputados que têm ligação com o Vale do Rio Pardo será fundamental para captação dos recursos naturais estimados em R$ 79,6 milhões para que as seis propostas de fato ocorram. “Precisamos agora juntos angariar fundos para que estas ações que foram feitas em um trabalho exemplar sejam colocadas em prática. É necessário que se tenha um maior assessoramento, pois na última quinta-feira tivemos outro evento de chuva extrema, com mais de 170 milímetros em Boqueirão do Leão, situação que acabou impactando em Sinimbu novamente”, disse.
Sandra ampliou o apelo aos deputados Heitor Schuch e Edivilson Brum, e ao assessor do deputado Airton Artus, Cristiano Kaufmann, presentes no evento, para que a região do Vale do Rio Pardo seja olhada de forma diferente. “A Necessitamos destes recursos para desenvolver todas as ações porque elas não são feitas de forma isolada, elas são para todos os municípios. Precisamos de força política para a construção destes projetos, que devem chegar ao governo federal inclusive, para a busca maior de recursos”, complementa Sandra Backes.
Meio ambiente no centro da ação
Para o vice-presidente do Cisvale e membro do Comitê Pró-Clima, Gilson Becker, as ações ambientais estão no centro de ações do Cisvale. “Ainda no fim do ano passado, lançamos o projeto Agenda Ambiental 2030, da qual algumas ações já foram realizadas. Também contratamos o diagnóstico socioambiental e revisão dos planos de saneamento, para que se tenha uma padronização nos 17 municípios que compõe o nosso consórcio. Após a tragédia de maio, foi criado o Comitê, que num curto espaço de tempo elaborou seis projetos”, disse.
Becker chamou atenção para a necessidade de uma visão coletiva para as questões ambientais. “Precisamos pensar, de forma coletiva, nas portas que precisam ser abertas para realizarmos estes projetos, para estarmos melhor preparados para estes eventos extremos climáticos. por isso hoje estamos pedindo auxílio aos senhores”, ressalta o vice-presidente, aos deputados Edivilson Brum e Heitor Schuch, que acompanharam a apresentação.
Além dos deputados, prefeitos e representantes dos municípios consorciadas, o promotor de Justiça do Ministério Público Érico Barin, que tem acompanhado as atividades do Comitê e os representantes do Tribunal de Contas do Estado Leonardo Ferreira e Giuliano Schwantz, que participam de forma ativa do Pró-Clima, estiveram no ato realizado em comemoração aos 19 anos do Cisvale, completos no último dia 20 de outubro.