Cisvale apresenta Centro Regional de Especialidades Médicas aos sindicatos dos trabalhadores rurais da região
Com participação do deputado federal Heitor Schuch (PSB), a regional do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) realizou assembleia nesta segunda-feira, 02/03, em Santa Cruz do Sul. O encontro reuniu representantes de diversas cidades do Vale do Rio Pardo, e ocorreu no prédio do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). No local, as autoridades puderam conhecer o Centro Regional de Especialidades Médicas (CREM), que funciona no mesmo ambiente.
Prefeito de Pantano Grande e presidente do Cisvale, Cassio Nunes Soares aproveitou a oportunidade de falar para lideranças rurais da região para fazer um reconhecimento ao deputado Heitor Schuch e ao prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst (PSD), pelo empenho na criação do CREM. O deputado trabalhou para destinar verbas para a construção do Centro, enquanto a prefeitura de Santa Cruz doou o terreno onde foi erguida a construção de um local que hoje oferta mais de 40 especialidades médicas para a população.
“Essa reunião que aconteceu aqui no nosso auditório foi para abrir as portas para os sindicatos dos trabalhadores rurais, para a nossa comunidade rural ter conhecimento do que o Cisvale faz, e o benefício que ele leva para as comunidades em cada município conveniado”, ressaltou o prefeito Cassio Nunes Soares.
Durante a reunião, Soares destacou a evolução do trabalho que o Cisvale presta, mostrando o aumento em 15% nos atendimentos médicos no ano de 2019. No mesmo período, foi alcançada uma redução em 60% no custo de medicamentos através da compra coletiva para os municípios. “Ou seja, um remédio que o prefeito iria comprar a dez reais no seu município, através do Cisvale ele compra por quatro. Isso é eficiência, economia e resultado”, explicou.
Também foi apontada a eficiência na gestão através dos dados positivos divulgados. Ainda segundo o presidente do Cisvale, apenas 6% dos recursos do Consórcio são para custos administrativos. Os outros 94% são destinados para os serviços de saúde e outros projetos, como na segurança pública, com o videomonitoramento e cercamento eletrônico do Vale do Rio Pardo, e do meio ambiente, com iniciativas na gestão de resíduos sólidos e inspeções sanitárias de origem animal.
O deputado federal Heitor Schuch também destacou a importância do Centro Regional de Especialidades Médicas, que beneficia cerca de 375 mil habitantes do Vale do Rio Pardo. O parlamentar citou a redução de custo que os municípios têm ao contar com o serviço, ao diminuir a distância que pacientes da região precisam percorrer, evitando muitas vezes o deslocamento até a capital gaúcha para consultas com especialistas.