“Queremos tornar o Vale do Rio Pardo como a primeira região videomonitorada e cercada eletronicamente do Estado”, afirma presidente do Cisvale

Na tarde desta segunda-feira, o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) deram mais um passo na iniciativa de levar o videomonitoramento e cercamento eletrônico para toda a região. No Centro Regional de Cultura de Rio Pardo, as entidades apresentaram detalhes do projeto que buscará recursos para a implantação de câmeras, equipamentos e centrais de controle em 14 municípios.

“Queremos tornar o Vale do Rio Pardo como a primeira região videomonitorada e cercada eletronicamente do Estado. Que os cidadãos que aqui vivem possam dizer que moram em um município seguro”, afirmou o prefeito de Pantano Grande e presidente do Cisvale, Cassio Nunes Soares. 

O projeto do Sistema Integrado Regional de Videomonitoramento e Cercamento Eletrônico prevê a instalação de pelo menos 560 câmeras na região, variando a quantidade em cada município pela sua população. A central deve ficar localizada em Santa Cruz do Sul. A implantação deve ocorrer por fases, dependendo da captação de recursos. O valor estimado do investimento total é de R$ 20 milhões. 

“Um município só não resolve. O Vale do Rio Pardo tem totais condições de ser pioneiro, de ter um sistema regional funcionando, operando junto com as instituições de segurança do Estado, junto com as prefeituras e empresas da região. Tenho certeza que isso vai significar mais desenvolvimento econômico, mais atração de investimentos, e mais saúde para a população, já que o medo gera depressão”, disse Cezar Schirmer, atual secretário da Economia Criativa da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania. Schirmer, que foi secretário da Segurança Pública do Estado no governo Sartori, é um dos representantes da empresa Exper Estratégias Integradas de Segurança, contratada pelo Cisvale para elaborar o projeto básico. 

Para captar os recursos necessários, Cisvale e Amvarp pretendem contar com o apoio dos empresários da região. O projeto deve ser cadastrado junto a Secretaria de Segurança do Estado, dentro do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (PISEG/RS), por meio do qual empresas podem destinar até 5% do ICMS devido ao Estado para a compra das câmeras e equipamentos.

“Uma vez que o projeto seja aprovado, vamos nos reunir com lideranças e entidades empresariais da região, apresentando a iniciativa, e buscando a parceria das empresas no financiamento desta ousada ação de cercamento eletrônico de todo o Vale do Rio Pardo”, concluiu Cassio Nunes Soares.

Parlamentares são homenageados pelo Cisvale e pela Amvarp

Os presentes no evento ainda conheceram o cronograma de instalação dos 44 pontos de videomonitoramento, 22 de cercamento eletrônico e três salas de controle viabilizados por meio de emendas da bancada gaúcha no Congresso com contrapartida do governo do Estado. A implantação em sete municípios da região está prevista para iniciar no dia 9 de dezembro, em Rio Pardo, e a conclusão deve ocorrer em janeiro de 2020.

“Fico muito feliz que a instalação iniciará em nosso município, passando mais segurança para a população. E nessa união que temos, tanto em nível de Cisvale quanto em nível de Amvarp, sempre pensando no melhor para os municípios, um mérito das entidades, vamos alcançar em breve a cobertura para toda a região”, afirmou o prefeito de Rio Pardo, Rafael Barros, referindo-se também ao projeto complementar do sistema regional. 

O presidente do Cisvale e o prefeito de Vale Verde e presidente da Amvarp, Carlos Gustavo Schuch, homenagearam com uma placa o senador Luiz Carlos Heinze, os deputados federais Danrlei de Deus Hinterholz, Heitor Schuch, Jerônimo Goergen, Pompeo de Mattos, Dionilso Marcon, e o ex-parlamentar Sérgio Moraes. Este último participou da solenidade, enquanto os demais enviaram representantes. Eles foram responsáveis pela destinação das emendas aos sete municípios da região, viabilizando os pontos de videomonitoramento e cercamento eletrônico.

Leia Mais:

Evento marca instalação de equipamentos de cercamento eletrônico e videomonitoramento na região
Segurança pública: prefeitos participam de reunião no gabinete do vice-governador
Videomonitoramento e Cercamento eletrônico na pauta do Cisvale