Cisvale sugere pareceria ao RS para ampliação de atendimento médico
Em visita a Santa Cruz do Sul, Eduardo Leite recebeu o documento da região, colocando à disposição a estrutura e profissionais do Centro Regional de Especialidades Médicas (CREM) à Saúde do Estado
Santa Cruz do Sul – Aproveitando a visita do governador do Estado Eduardo Leite em Santa Cruz do Sul, a direção do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), entregou ao chefe do Executivo gaúcho uma proposta de parceria, para ampliação no volume de atendimentos em saúde. No documento, as lideranças da região reforçam o compromisso com a atenção à saúde, por meio do Centro Regional de Especialidades Médicas (CREM), colocando o espaço à disposição do Estado. A proposta deve ser analisada por Leite e pela secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann.
Para viabilizar o acesso rápido ao atendimento, nas mais de 40 especialidades médicas do Centro Regional, a direção do Cisvale formalizou um pedido de parceria ao governo gaúcho. Na proposta, a meta é manter a celeridade nos agendamentos de consultas médicas realizadas no CREM, viabilizando o espaço a um número maior de pacientes. Ao governador do Estado, o presidente do Cisvale, Carlos Gustavo Schuch, formalizou o pedido. “Gostaríamos que o governo olhasse para esta situação, assim como estudasse a oferta de uma futura parceria entre a entidade e a Secretaria Estadual de Saúde”, disse Schuch, em conversa com Eduardo Leite.
Ao presidente, o governador Leite confirmou o interesse em analisar a questão, que deverá ser repassada à pasta estadual da Saúde. “Vamos observar sim esta questão e discutir ela com a secretária Arita Bergmann. O modelo de atendimento do Cisvale é um exemplo para todo o Estado, uma iniciativa muito positiva”, disse Leite.
No documento assinado entregue ao governo, o presidente do Cisvale destacou a importância da atividade do consórcio na área do atendimento em saúde, nos 17 municípios conveniados, reforçando a importância de parcerias com o Executivo gaúcho. “A média anual de atendimentos no CREM alcança a marca dos 160 mil procedimentos em saúde por ano. Hoje, o Cisvale tem capacidade instalada de até 500 atendimentos por dia, com possibilidade de atendimento da demanda represada em toda a região. Além disso, somos o único consórcio que implementou e aplica à pleno a proposta do Centro de Referência Regional do Transtorno do Espectro Autismo (TEA), vinculado ao Programa Estadual TEAcolhe, com prestação de serviços em favor de toda a demanda regional”, pontua Schuch.
A expectativa da direção do Cisvale agora é para a realização de duas agendas, marcadas em Porto Alegre, cuja pauta encaminhada ao governador Eduardo Leite está entre as demandas. Há uma agenda confirmada para os dias 22 e 23 de março, em audiências promovidas pela Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (AGCONP). Um destes encontros está agendado com o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Rafael Mallmann, o outro, com a secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann.