Centro TEA do Cisvale terá programa de capacitação para professores
“Acolher é Desenvolver” terá como objetivo atuar de maneira direta na capacitação de professores nos 13 municípios que fazem parte da Região 28; foco é intensificar atuação junto à rede de educação
Santa Cruz do Sul – O Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (Centro TEA) do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) irá promover um programa para capacitação de professores. O projeto “Acolher é Desenvolver” será lançado na próxima quarta-feira, 20, e a meta é fornecer embasamento, com temas importantes da educação inclusiva, instrumentalizando os educadores com dados importantes sobre o cotidiano escolar.
Segundo a diretora executiva do Consórcio, Lea Vargas, entre os objetivos do Programa Acolher é Desenvolver está a formação de professores das escolas municipais de educação infantil -Emeis, e professores da rede de educação especial, para o primeiro módulo. “No decorrer da nossa trajetória, e em reuniões mensais com os pontos focais dos municípios, a nossa equipe percebeu a necessidade de intensificar momentos com os professores”, defende Lea, que ressalta também que o primeiro encontro entre os professores da rede escolar tem data prevista para acontecer no final do mês de janeiro e fevereiro, período que ocorre a formação da rede escolar.
A partir do encontro deverá ser criado também um calendário de capacitações permanentes, que inicia já no início de 2024, justifica o presidente do Cisvale, Gilson Becker. “Por termos uma atuação que é referência para o Vale do Rio Pardo e todo o estado do Rio Grande do Sul, nosso trabalho no atendimento às demandas do Autismo precisa avançar e chegar mais próximo de quem necessita. O Projeto Acolher é Desenvolver deve ser mais uma grande ação do Cisvale na atenção ao Autismo em nossa região”, avalia o presidente.
O Centro TEA do Cisvale concentra o referencial para os municípios de Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale Verde, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz – todos da Região de Saúde 28. Além disso, o Centro presta atendimento técnico e especializado aos casos severos, graves e refratários do Transtorno do Espectro do Autismo.