CISVALE estuda projeto de centro de especialidades médicas
O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo – CISVALE estuda a possibilidade de construir um Centro Regional de Especialidades Médicas com dez consultórios para atendimento com especialistas. A demanda foi exposta em assembleia geral da entidade na tarde de ontem, na sala de reuniões da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, localizada no Parque da Oktoberfest. O grupo decidiu avaliar a viabilidade da proposta, que deve ser apreciada no dia 7 de junho, data da próxima reunião da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), marcada para acontecer às 10 horas em Vera Cruz.
A ideia, segundo o prefeito de Rio Pardo e presidente do CISVALE, Fernando Schwanke, é que o projeto siga os moldes do antigo Hospital de Pronto-
A obra seria custeada com recursos próprios do Cisvale oriundos da Secretaria Estadual de Saúde, que disponibilizou R$ 934,2 mil de incentivo ainda no ano passado. Cerca de 10% foram destinados à gestão da entidade e o restante, R$ 874,1 mil, está disponível para ser empenhado. O objetivo é contratar uma empresa de engenharia para fazer as adaptações necessárias ao projeto arquitetônico do HPS e, posteriormente, abrir uma licitação para a contratação de um empresa que execute a construção.
Na ocasião, Schwanke formalizou o pedido de cedência de uma área ao prefeito de Santa Cruz, Telmo Kirst. Um terreno na Rua São José, nos fundos do Cemitério, havia sido cogitado para a implantação, mas Kirst apontou outro, nas proximidades do Fórum, como uma opção mais adequada. O prefeito de Passo do Sobrado, Carlos Baierle (Caio), afirmou que é importante avaliar o projeto e propôs que os gestores participassem de um ato de reconhecimento da área, caso seja dado andamento à proposta. Já o prefeito de Candelária, Paulo Butzge, se manifestou a favor do projeto dizendo que é uma oportunidade de fortalecimento do serviço. A segunda alternativa exposta por Schwanke para a utilização do recurso disponível, caso o Centro não seja aprovado, seria fazer a divisão do valor por município para custear consultas e exames.
ESTRUTURA
Fundado em 2005, o Cisvale é um consórcio conjunto dos municípios que facilita o acesso a consultas e exames com especialistas tendo em vista a demora pelo sistema público de saúde. Cada uma das 13 prefeituras, que englobam 332 mil habitantes, contrata um número específico de atendimentos.
Otorrinolaringologia e oftalmologia estão entre especialidades oferecidas
O serviço realiza 150 consultas por dia, totalizando 3 mil consultas de média e alta complexidade por mês.
O CISVALE também oferece serviços auxiliares como exames de imagens, que chegam a 200 por dia, totalizando 4 mil atendimentos por mês.