Uma comitiva do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), comandada pelo presidente do consórcio e prefeito de Venâncio Aires Giovane Wickert, esteve ontem, 16, reunido com o secretário estadual de saúde João Gabbardo. O objetivo do encontro foi de conseguir a liberação dos recursos atrasados. Para exemplificar a importância do serviço foram apresentados dados dos serviços realizados na região do Vale do Rio Pardo e salientou a parceria para manter a média de 200 atendimentos por dia.
Os serviços de especialidades médicas feitos através do Cisvale desafoga o SUS, em Porto Alegre, e garante mais qualidade aos pacientes que não precisam se deslocar até a capital. Ao todo, 150 mil atendimentos são feitos em Santa Cruz do Sul e os repasses do Governo do Estado estão atrasados desde 2014. Na reunião ficou acordado que o valor atrasado de R$ 1,2 milhão será quitado em sete parcelas.
Centro Regional de Especialidade Médica
O prefeito Giovane Wickert aproveitou o encontro para apresentar ao Secretário Gabbardo, o projeto do Centro Regional de Especialidade Médica (CREM), que hoje está com 45% da obra concluída e terá 16 consultórios médicos. A estrutura é totalmente integrada e moderna, planejada para receber 500 consultas diárias e procedimentos médicos eletivos. A previsão de inauguração é para setembro deste ano.
O centro está sendo preparado para atender toda a região com a meta de desafogar os atendimentos que são direcionados à Porto Alegre.
Reunião Cisvale
Após a reunião com o secretário João Gabbardo, o presidente do Cisvale esteve reunido com os 13 prefeitos que integram o grupo. Outro tópico do encontro abordou a notícia de que o deputado federal Heitor Schuch encaminhou uma emenda de R$ 200 mil para equipar o CREM. Com a soma dos valores, o grupo pretende equipar a unidade e disponibilizar ainda mais serviços aos pacientes. O Vale do Rio Pardo será a primeira região do Estado a ter um Centro de Referência Médica.
Na parte final da reunião de sexta-feira, foi confirmada a criação do Departamento de Inspeção Sanitária do Consórcio e aprovada a gestão dos resíduos sólidos. A discussão sobre o tema se arrastava no grupo desde 2011 e teve aprovação por unanimidade.