Inspeção Sanitária: Cisvale realiza ação educativa com prefeitos e novos gestores

Encontro na Unisc debateu sistemas de inspeção a serem implantadas em município de referência no Vale do Rio Pardo

Santa Cruz do Sul – Prefeitos atuais e eleitos, e responsáveis técnicos municipais do Vale do Rio Pardo participaram de uma ação educativa realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) na manhã desta quarta-feira, quando foram debatidos os sistemas de inspeção sanitária. O encontro ocorreu na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e contou com a participação do técnico do Governo do Estado, Diego Faccin. A atividade ocorreu em parceria com Emater/RS, Território Vale do Rio Pardo, e Consórcio Centro-Serra.
O presidente do Cisvale, prefeito de Vale do Sol, Clécio Halmenschlager, explicou que o objetivo foi apresentar aos gestores municipais eleitos a importância da regionalização do sistema de inspeção sanitária. “Estamos iniciando este trabalho via Consórcio da inspeção sanitária regionalizada nos nossos municípios, em especial, nas agroindústrias e outras atividades, como produção de ovos e mel, por exemplo, que carecem desse sistema de inspeção”, explica.
Segundo Halmenschlager, hoje todos os municípios carecem de um sistema de inspeção, com exceção de Santa Cruz e Venâncio Aires, que já possuem o mesmo. “O produto das agroindústrias estará apto para ser comercializado na região e no Estado. Conseguindo essa equivalência – trabalhando na direção de nos enquadrarmos no Susaf – iremos implantar isso via Cisvale. Tendo um maior poder de comércio, agregando mais renda e promovendo um desenvolvimento regionalizado”, citou.
O prefeito Clécio explicou que e esse processo vai beneficiar o consumidor, que ali na frente vai ter muito mais segurança com aquilo que está consumindo. Conforme o presidente do Cisvale, os novos gestores municipais foram envolvidos para dar continuidade ao processo de implantação do sistema de inspeção sanitária. “Estamos mostrando para eles e aos técnicos para que o processo não pare. A adesão ao sistema pelos municípios é livre, mas temos a expectativa, que esse trabalho bem encaminhado pelo Consórcio, com recursos do Governo Federal, na ordem de R$ 350 mil para a aquisição de veículos, móveis a fim de estruturação o sistema”, complementa. Esses recursos são oriundos do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (Pronat), numa articulação do Território do Vale do Rio Pardo.

Município base
A ideia é estruturar o sistema em um município, para servir de base para os demais. Venâncio Aires já atuando de forma completa com o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). “Estamos conversando com o prefeito eleito Geovane Wickert, de Venâncio Aires, para fazer esta parceria no próximo ano”, destacou o presidente do Cisvale, prefeito Clecio Halmenschlager.

Saiba mais
O Consórcio de Municípios do Vale do Rio Pardo possui um projeto para a execução de ações por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (PRONAT) para a criação da unidade de Inspeção Sanitária. A implantação do sistema beneficiará os municípios da região, possibilitando a expansão das atividades das agroindústrias, com a comercialização dos produtos para todo o território estadual.
Através dos recursos, o Cisvale irá adquirir sete veículos, materiais de informática e mobiliário para implantação da estrutura física do Departamento de Inspeção Sanitária. O projeto para a criação da unidade obteve um repasse de R$ 350 mil do Governo Federal por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (Pronat).

Jacson Miguel Stülp – MTb /DRT-RS 9692
Direção de Conteúdo
Jornalista / Assessoria de Imprensa/
assessoria@casemkt.com
(51) 3056.2840 / 8164.0023
FB: CaseMarketing / Skype: Jacson.miguel.stulp