CISVALE realiza visita técnica ao Sistema de Inspeção Sanitária em Bento Gonçalves

CISVALE realiza visita técnica ao Sistema de Inspeção Sanitária em Bento Gonçalves

Encontro teve como objetivo conhecer o método de trabalho implantado Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha
No dia 21 de outubro, o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (CISVALE) presidido pelo Prefeito Municipal de Vale do Sol, Clécio Halmenschlager realizou uma visita técnica ao Departamento de Inspeção Sanitária (SIM), no Município de Bento Gonçalves, juntamente com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA).
O encontro teve como objetivo conhecer o método de trabalho implementado pelo CISGA. No encontro, o Prefeito Municipal de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin citou a importância da atividade regional implementada pelo Consórcio da Serra Gaúcha. “A atividade é extremamente importante para a economia da agricultura familiar e para o desenvolvimento da região”, salienta.
O Consórcio de Municípios do Vale do Rio Pardo possui um projeto para a execução de ações por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (PRONAT) para a criação da unidade de Inspeção Sanitária com equivalência ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA). Durante o encontro, Clécio Halmenschlager ressaltou a importância da medida que beneficiará os municípios da região, possibilitando a expansão das atividades das agroindústrias, com a comercialização dos produtos para todo o território nacional.
Para os próximos dias, está prevista a licitação para compra de sete veículos, materiais de informática e mobiliário para implantação da estrutura física do Departamento de Inspeção. Este projeto obteve um repasse do governo Federal de R$ 350 mil pelo PRONAT. A comitiva foi composta pelos técnicos do CISVALE, equipe técnica do Departamento de Inspeção Sanitária dos municípios de Vale do Sol e Vera Cruz, equipe do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF) do município de Venâncio Aires e por representantes do APL e EMATER.