Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo teve encontro em conjunto com o Cisvale

A reunião da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) na manhã desta sexta-feira, 17, no Espaço Assemp do Parque da Oktoberfest, foi em conjunto com o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). Três assuntos estiveram em pauta no encontro. A primeira questão debatida foi a alteração no estatuto do Cisvale para a criação do departamento de Inspeção Sanitária. A abertura de crédito e as divisões de custos centralizaram as conversas.

Na sequência, o assunto passou à área da saúde. O presidente do Cisvale, Giovane Wickert, prefeito de Venâncio Aires, explicou que uma apresentação do Centro Regional de Especialidades Médicas (CREM), em construção na Praça Siegfried Heuser, foi feita ao secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis. Para começar a funcionar até o final do ano, o local precisa de R$ 700 mil para a compra de equipamentos. Uma proposta foi feita e deverá ser efetivada. Em troca da dívida do governo estadual, será repassado R$ 1,2 milhão para investimentos no CREM.

Para fechar, a área do meio ambiente foi contemplada com a retomada das proposições sobre a política de resíduos sólidos na região, que havia sido iniciada na reunião do Cisvale, no último dia 8. A intenção é que uma redução de custos com o recolhimento e destinação do lixo possa ser obtida com a implantação de um plano de saneamento nos 13 municípios do consórcio. As primeiras ações devem ser a estruturação de dois aterros sanitários e ao menos duas usinas de triagens para materiais recicláveis.