Centro TEA promove tarde para mães e cuidadores de pessoas com autismo

Evento “TEAcolhe: cuidando de quem cuida”, tem como objetivo promover um encontro de bem-estar e autoestima trazendo leveza ao cotidiano de mães e cuidadores

Santa Cruz do Sul – O Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (Centro TEA), do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), realiza na próxima quarta-feira, 24 de maio, um evento destinado a mães e cuidadores de pessoas com o autismo. “TEAcolhe: cuidando de quem cuida”, tem o objetivo de promover o bem-estar destes cuidadores, provendo um momento de acolhimento e autoconhecimento. O evento, acontecerá no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul (ACI).

Conforme a diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas, a ideia surgiu a partir das comemorações realizadas durante o mês de maio. “Maio é o mês das mães e também o mês de cuidado da saúde mental materno, por meio do Maio Furta-Cor”, explica. A intenção, segundo ela, é reunir mães e cuidadores de pessoas com transtorno do espectro do autismo.

Será realizada uma tarde de reflexão, um momento de descontração que visa promover o cuidado e autoestima trazendo leveza ao cotidiano de mães e cuidadoras. O evento será realizado em parceria com a representante do movimento Maio Furta-Cor em Santa Cruz do Sul, Daniela Silveira.

A diretora executiva revela que a ideia do evento surgiu durante o mês de abril, nas rodas de conversas, realizadas durante a programação especial da Semana de Conscientização do Autismo. “Percebeu-se que as mães e cuidadores têm uma necessidade muito grande de serem ouvidos. Por isto a equipe do Centro – TEA pensou em criar um evento para cuidar de quem cuida”, reforça Léa.

Na próxima quarta-feira, dia 24, participam do evento, mães e cuidadores dos 13 municípios atendidos pelo Centro TEA, assim como aos familiares que integram as associações destes municípios. O encontro será realizado no Auditório da ACI, em Santa Cruz do Sul.