Obra do prédio do Cisvale está perto de sair do papel

O governo federal garantiu na terça-feira o empenho para a liberação do dinheiro da emenda parlamentar apresentada pelo deputado federal Heitor Schuch (PSB) para a construção do Centro Regional de Especialidades Médicas (Crem), do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). Os recursos do orçamento da União para 2015, no valor de R$ 1,75 milhão, oriundos do Fundo Nacional de Saúde, irão custear a obra em terreno na Rua Ernesto Alves, próximo à Secretaria Municipal de Saúde e do Centro Materno Infantil (Cemai), ao lado da Praça Siegfried Heuser (junto ao Centro de Cultura Jornalista Francisco Frantz), em Santa Cruz do Sul.

A área construída, com dois pavimentos, totalizará 879,30 metros quadrados e a unidade vai beneficiar uma população de 343 mil habitantes dos municípios que compõem o Cisvale. “Uma importante etapa vencida, agora é trabalhar junto ao governo pela liberação da verba”, comemora Schuch. Ele lembra que empenho é o ato que cria para o Estado obrigação do pagamento pendente.

A diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas, afirma que o próximo passo será a assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal para a disponibilização dos recursos. Explica que, na semana passada, houve o encaminhamento dos documentos para a Caixa fazer a análise do projeto. Assim que houver a aprovação, deverá ocorrer o lançamento do edital de licitação para definir a construtora responsável pelas obras.

Léa Vargas acredita que o processo terá tramitação rápida, com a expectativa do início da construção no primeiro semestre de 2016, pois houve aprovação do plano no Ministério da Saúde e no Sistema de Convênios (Siconv) do governo federal. O projeto também teve o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae) por causa da proximidade do terreno previsto para a edificação com a antiga Estação Férrea. A transferência da área do município para o Cisvale também já recebeu a autorização da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul.

Abrangência

O projeto prevê estrutura com dez consultórios médicos no Crem e capacidade para 500 consultas diárias e procedimentos médicos eletivos, beneficiando moradores dos municípios de Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz. Também já estão empenhadas outras duas emendas do deputado Heitor Schuch, no valor de R$ 100 mil cada, para os hospitais Ana Nery e Santa Cruz.

FONTE:  Jornal Gazeta do Sul, dia 02 de Janeiro de 2016.