Cisvale inicia qualificação de professores na área do Autismo em fevereiro
Primeiro encontro ocorre no dia 14 de fevereiro, no Auditório do Curso de Direito da Unisc; nesta etapa, 350 profissionais da educação infantil e sala de recursos da rede pública serão os convocados
Santa Cruz do Sul – O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), por meio do Centro Regional em Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (Centro TEA) – programa Estadual TEAcolhe, realiza no próximo dia 14 de fevereiro a primeira etapa do projeto Acolher é Desenvolver. A iniciativa visa fortalecer o conhecimento e a informação sobre o autismo no ambiente escolar, capacitando os profissionais para o manejo de alunos com TEA. A formação é grátis e inicia pela educação infantil.
Para o presidente do Consórcio, Gilson Becker, o projeto vai ao encontro de uma grande necessidade regional no campo da qualificação dos profissionais da educação. “Todas as vezes que pensamos em uma educação inclusiva temos que lembrar que para que haja inclusão é preciso informação. O Transtorno do Espectro do Autismo é um campo que exige muita informação para que a habilidade dos profissionais esteja alinhada com as necessidades destes alunos”, comenta.
Esta é a primeira fase do Acolher é Desenvolver. O projeto inicia pela educação infantil e profissionais que atuam nas salas de recursos das escolas da rede pública municipal e estadual dos 13 municípios que fazem parte do Centro TEA. Conforme a diretora executiva do Cisvale Léa Vargas as inscrições dos profissionais que irão participar deste ciclo serão realizadas pelos municípios. “O profissional que participará da formação terá o papel de multiplicar o conhecimento no ambiente escolar. Ele será também o referencial na escola, para o atendimento de alunos e seus familiares”, ressalta.
Além da formação especializada, o projeto visa também mapear e quantificar dados do autismo na região. “Esta é uma ação muito importante, pois tendo a referência mais próxima da realidade, teremos condições de criar projetos e atividades focadas nestas informações”, comenta Lea.
Tríade: família, escola e criança
A primeira qualificação do Acolher é Desenvolver tem como tema a tríade família, escola e criança. A meta é debater a educação inclusiva, mas também com a capacidade de envolvimento da família do aluno diagnosticado com TEA, que por muitas vezes acaba alheia ao processo, ou até mesmo, tem dificuldade em entender as reais condições do transtorno. Participam da formação 350 profissionais da educação infantil, no próximo dia 14 de fevereiro no Auditório do Curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A formação inicia às 8h15min e se estende até as 16h30min.
A capacitação contará com os profissionais do Centro TEA. O neuropediatra Cristiano Freire, o neuropsicólogo Daniel Boni, a assistente social Cláudia Queiroz, a fonoaudióloga Thamires de Andrade e a terapeuta ocupacional Cibeli Oliveira Rego compõem o corpo técnico do centro. O evento contará ainda com a presença da neuropsicopedagoga, especialista em educação inclusiva, Vanessa Freitas Nascimento.