Concurso Cultural para escolha do Slogan irá envolver alunos de 17 municípios

Edital será publicado no início de março, com alunos das redes pública e privada da região; no segundo semestre, será a vez de uma Gincana Regional pró-coleta de resíduos sólidos

Santa Cruz do Sul – O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) recrutou os secretários municipais de educação e os membros da Câmara Setorial do Meio Ambiente, dos 17 municípios que fazem parte da Consórcio para elevar o envolvimento do Vale do Rio Pardo com a preservação ambiental. A partir de 15 de março inicia as inscrições para o concurso cultural para criação do slogan – o lema da Agenda Ambiental Cisvale 2030 – em uma ação que irá envolver alunos de todas as idades – das escolas municipais, estaduais e particulares. O projeto foi apresentado no Auditório do Centro Administrativo da Sicredi Vale do Rio Pardo, na manhã desta sexta-feira, 23. A instituição passa a fazer parte do rol de parceiros da Agenda Ambiental Cisvale 2030, como apoiador da criação do slogan.

Cada escola deverá promover uma seleção interna, estabelecendo critérios de participação e seleção, para assim escolher entre todos os trabalhos realizados em sala de aula aquele que será submetido à comissão especial de avaliação que será criada pelo Cisvale.

O presidente do Cisvale Gilson Becker relata a expectativa da retomada do projeto de maneira efetiva com o reinício do ano letivo na região, contando agora com a parceria da Cooperativa Sicredi. “Nossa Agenda Ambiental tem como objetivo propagar as ações de preservação e valorizar, inclusive aquilo que já está sendo realizado em vários municípios de uma forma excelente. Além destes projetos individuais, nós queremos ampliar e dar visibilidade às ações da nossa carta de princípios e projetos lançados ainda no ano passado”, ressalta.

Becker destacou a importância da adesão da Sicredi Vale do Rio Pardo, como parceiro na realização do projeto de criação do slogan da Agenda, que inicia em 15 de março. “Nós nos aproximamos de empresas e organizações que têm como característica a sustentabilidade e a Cooperativa Sicredi é uma grande expressão regional deste modelo. Estamos muito felizes com este apoio que será fundamental para a realização desta proposta”, pontua o presidente do Cisvale.

Para o Presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo Heitor Petry a causa ambiental faz parte da prática da cooperativa, uma vez que a própria operação da instituição nos municípios da região está ancorada nos pilares da sustentabilidade. “Hoje apoiamos vários projetos regionais, como as próprias cooperativas escolares, que atuam diretamente nos vieses da educação e desenvolvimento sustentável. Acreditamos que não há outra forma promover a sustentabilidade sem envolver, de forma direta, a educação”, pontua.

Uma gincana com poder regional

Com foco na coleta de resíduos sólidos, que atualmente é um dos principais problemas ambientais do Planeta, a Gincana Regional “Forças Pela Sustentabilidade” será uma das grandes ações deste ano, conforme explica o Presidente do CISVALE Gilson Becker. “Essa competição irá criar um ambiente propício para à aprendizagem, permitindo que os alunos compreendam o impacto dos resíduos sólidos no meio ambiente e incentivando-os a adotar práticas sustentáveis em suas vidas”.

A coleta e arrecadação dos resíduos será direcionada para os materiais que têm potencial de serem reciclados, retirando dos aterros sanitários um passivo ambiental, transformando estes resíduos em novos produtos por meio da manipulação. “A ideia é criar workshop e eventos para tratar sobre a separação, coleta e destinação final. Iremos buscar parceiros que trabalham com estes resíduos e mostrar para a comunidade como pode ser realizada a reciclagem e ressignificação destes materiais”, complementa Gilson Becker.

A atividade será lançada ainda em 2024. A intenção, é associá-la a Semana do Meio Ambiente, celebrada no início do mês de junho. Conforme o presidente da Câmara Setorial de Meio Ambiente do Cisvale, Ricardo Konzen, o município de Vera Cruz – considerado a Capital da Gincana – realiza de forma paralela, uma gincana ambiental, em junho. A inspiração regional poderá vir do município vizinho. “Há um grande envolvimento dos alunos e toda a comunidade escolar, realizando uma grande coleta para destinação de materiais recicláveis, apresentando os resultados que são o ganho ambiental e o próprio ganho financeiro para o município” compartilha.